30/12/10

O maior país do mundo

A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial e ocupa o território de 17.075.400 km2 (cerca de 18 milhões de km2). Em comparação com o Brasil é cerca de duas vezes maior.

Localiza-se na Eurásia da Europa, (Norte da Ásia), o que está simbolizado pela águia de duas cabeças no seu brasão. Os vizinhos mais próximos são a Polónia, a China e o Japão.


Estrutura da Rússia

A Rússia compreende de 21 Repúblicas, consta de 6 Territórios, 49 Regiões Administrativas, 10 Distritos, 1 Região Autónoma Judia e 2 cidades de estatuto federal (Moscovo e São Petersburgo).

A Rússia é banhada pelas águas de doze mares. Na Rússia há cerca de 120 mil rios. A maioria fica congelada no inverno.

Na Rússia há 11 fusos horários. Isso dá alguma ideia sobre as dimensões do país.

O relevo é variado: dominam planícies e vales (3/4 do território). As planícies divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta.

Há quatro zonas climatéricas - árctica, subárctica, temperada e subtropical - que determinam o clima da Rússia. A Sibéria, no Norte, é o mais frio lugar habitado da Terra; nas regiões que ficam além do círculo polar, o solo está coberto de gelo a maior parte do ano. A noite lá é de 60 dias. No vale Omyakon as temperaturas descem até -65 graus negativos. Abaixo de -50 graus pára todo o trabalho fora da casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário